Skincare: cuidado diário para o equilíbrio do corpo

Quando você entende como sua pele funciona e o que ela precisa, adotar uma rotina de skincare se torna muito mais do que uma questão de beleza. Ela se transforma em cuidado e saúde. Fique com a gente e entenda o porquê.

Cada uma das etapas da rotina de skincare é responsável por preparar a pele com os cuidados necessários para que ela esteja em equilíbrio e desempenhe a sua função de barreira de proteção. Além disso, conhecer o ciclo circadiano da pele é um importante fator para potencializar esses cuidados.

Acompanhe neste post qual a importância do skincare para o equilíbrio do corpo, conheça essa rotina de autocuidado e entenda o que acontece com a sua pele ao longo do dia e da noite.

O que é skincare?

Skincare nada mais é do que cuidar da pele, para que ela se mantenha saudável e ofereça o máximo de proteção ao nosso corpo. Além disso, uma boa rotina de skincare deve ser capaz de manter a pele mais radiante, hidratada e iluminada, evitando o surgimento de manchas e irritações.

Ao atuar como um escudo protetor do nosso corpo, a pele fica exposta a agentes externos, como substâncias tóxicas, poluição, radiação solar, produtos químicos, entre outros. Por isso, alguns rituais são necessários para manter a saúde e a integridade desse órgão.

Qual a rotina de skincare?

Skincare é algo muito particular e deve se encaixar no seu dia a dia. É um momento de autocuidado, que exige atenção e carinho. Por isso, o primeiro passo é entender o momento da sua pele, como ela está e o que precisa.

Ela pode não ser uma pele seca, por exemplo, mas pode estar desidratada ou ressecada por algum motivo, como exposição solar prolongada ou clima excessivamente frio. Logo, os cuidados precisam ser adequados a esse momento.

Isso irá garantir a eficácia dos produtos escolhidos e potencializar os resultados dos cuidados com a pele. Depois, basta estabelecer a sua rotina e seguir o passo a passo todos os dias, pela manhã e à noite.

Na dúvida, procure um dermatologista antes de iniciar o processo.

Etapas da rotina de cuidados com a pele

Confira as principais etapas de uma rotina de skincare e seus benefícios para a pele.

1. Limpeza

Remove as impurezas e resíduos acumulados na pele, assim como o excesso de oleosidade. Um cuidado especial na hora da limpeza é utilizar produtos que sejam suaves e não removam toda a oleosidade da pele. Isso evitará que ela produza ainda mais sebo na tentativa de compensá-lo, causando um efeito contrário ao desejado.

2. Esfoliação

Limpa a pele profundamente e remove as células mortas. Essa etapa também prepara a pele para receber os ativos dos séruns, por exemplo. Ela pode ser realizada 1 a 2 vezes por semana, após a limpeza da pele.

3. Tonificação

O uso de tônico ou de água micelar, assim com a esfoliação, é uma etapa complementar à limpeza da pele. Além de regular o pH, a tonificação auxilia no fechamento dos poros, na redução da oleosidade e na remoção dos restos das impurezas que estão nas camadas mais profundas da pele e que o sabonete não consegue retirar. A escolha entre o tônico e a água micelar irá depender do estado da pele. Por realizar uma limpeza mais profunda, o tônico é indicado para peles mais oleosas e com acne. Já a água micelar pode ser uma boa opção para peles mais sensíveis ou secas.

4. Tratamento

Nessa etapa você pode adicionar ativos e nutrientes com tecnologias que trabalham a favor da sua pele e tratam condições específicas, como melhorar a firmeza e elasticidade, suavizar linhas de expressão, aumentar a luminosidade e a proteção da barreira cutânea

5. Hidratação

Deixa a pele mais macia, nutrida, protegida e com mais viço. A hidratação é uma etapa fundamental para os cuidados com o manto hidrolipídico, uma barreira protetora localizada na camada mais externa da nossa pele. Essa emulsão formada por água e óleo abriga várias outras substâncias que atuam na defesa e saúde cutânea. Por isso, a importância de utilizar produtos à base de água e de óleo, que mantenham a pele hidratada e preservem esses compostos.

6. Fotoproteção

Protege a pele da exposição aos raios solares, um dos maiores aceleradores do envelhecimento, evitando também o surgimento de manchas e doenças como o câncer de pele. Vale ressaltar ainda a importância da fotoproteção em dias nublados e em ambientes fechados, devido a exposição a luz azul dos aparelhos eletrônicos e a luz artificial das lâmpadas. Procure usar produtos que ofereçam amplo espectro de proteção.

A praticidade dos produtos multifuncionais

Na correria do dia a dia, adotar uma rotina de cuidados com a pele significa destinar um período do seu dia para essa atividade. Por isso, quanto mais prático e rápido, maior será a adesão e a probabilidade de se tornar um hábito.

Nesse sentido, surgem produtos multifuncionais, com fórmulas aprimoradas e compostas por ativos capazes de desempenhar diversas funções. Um creme hidratante noturno, por exemplo, pode hidratar, nutrir, suavizar linhas de expressão, melhorar a textura e elasticidade da pele. Tudo isso, em um único produto.

Assim, eles representam uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo ou deseja praticidade ao adotar uma rotina de skincare.

Qual a relação entre skincare e ciclo circadiano?

Não é novidade que o ciclo circadiano conduz as funções do organismo e comanda o ritmo de como as células trabalham. Pois bem, assim como o nosso corpo, a pele também funciona em ciclos e apresenta um biorritmo próprio.

O ritmo circadiano é ditado pela luz. Ela ou a ausência dela (escuridão) é percebida pela retina e responde pelo nosso comportamento fisiológico e pelo nosso metabolismo no período de 24 horas.

A pele, por ser o maior órgão do corpo e estar em contato direto com o ambiente externo, também apresenta oscilações e recebe diferentes estímulos durante o dia e a noite, especialmente porque as células epiteliais apresentam relógios autônomos que recebem e geram sinais relacionados ao tempo.

O que acontece durante o dia

Durante o dia é o momento do despertar da pele para aumentar o seu potencial de autoproteção. É nesse momento que estamos mais expostos aos raios ultravioletas, à poluição do ar, à luz azul e a outros agentes ambientais, o que reflete em alterações na pele para aumentar sua função protetora, reduzir a permeabilidade cutânea e a proliferação de micro-organismos patológicos.

É por isso que durante o dia ocorre:

  • o aumento na produção sebácea (a pele fica mais oleosa) e a densidade cutânea;
  • elevação do pH da pele;
  • menor perda de água transepidérmica;
  • menor vascularização e reação inflamatória;
  • atividade celular diminuída.

O que sua pele precisa

Por isso, para enfrentar as agressões do dia a dia, sua pele precisa de:

  • proteção antioxidante;
  • proteção contra os agentes ambientais;
  • ingredientes que mantenham a integridade da barreira cutânea.

Afinal, nada melhor do que começar o seu dia com uma rotina de skincare, envolvendo a eliminação de toxinas liberadas pela pele durante à noite (limpeza), preservação do manto hidrolipídico (hidratação) e proteção dos impactos dos raios solares, da luz azul e de outros agentes agressores (fotoproteção).

O que acontece durante à noite

Você já deve ter percebido que a maioria dos produtos para reduzir ou prevenir rugas e linhas de expressão são de uso noturno, correto? E isso faz todo o sentido.

É durante à noite que ocorre o aumento da taxa de reparação e regeneração celular. É nesse momento que acontece um tipo de divisão celular chamado mitose, em que uma célula se divide em duas células menores, com o mesmo material genético. Esse é o momento perfeito para o uso de produtos ricos em nutrientes e que penetram mais fundo na pele.

Além disso, à noite é o momento em que ocorre:

  • redução das secreções sebáceas e sudoríparas;
  • diminuição da barreira epidérmica;
  • aumento da permeabilidade cutânea;
  • maior perda de água transepidérmica e reação inflamatória;
  • maior vascularização e temperatura cutânea;
  • atividade celular aumentada.

O que sua pele precisa

Para reparar os danos causados ao longo do dia, estimular a regeneração das fibras de colágeno e elastina e reparar o tecido epitelial, sua pele precisa:

  • de uma boa limpeza para a remoção das toxinas acumuladas;
  • preparação com produtos ricos em nutrientes (séruns e hidratantes), para aproveitar o melhor momento de absorção;
  • produtos com ativos calmantes.

Perceber como está a sua pele e entender como ela funciona são fundamentais para que você construa e pratique a rotina de cuidados que ela precisa, com produtos capazes de trabalhar a favor da sua saúde e beleza natural.

Agora que você já sabe tudo sobre skincare, sua relação com o ciclo circadiano e a importância para o equilíbrio do corpo, que tal começar os cuidados com a pele hoje mesmo? Conheça a nossa linha de produtos faciais Noorskin

Conteúdo publicado e autorizado por Noorskin.

_______________________________________________________________________

Procure a Divina Terra mais próxima e consulte a disponibilidade destes produtos.

A Divina Terra é uma rede de franquias de produtos naturais, saudáveis, suplementos, granel e muito mais. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil. O Mercado de produtos naturais é um dos que mais cresce no Brasil.

Seja você também um franqueado.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

A Divina Terra nasceu em maio de 2011, em São Leopoldo no RS, fundada pelo casal Marcos Costacurta e Kerlin Schmitz.
“Tá estressado? Vai surfar!” Essa afirmação, comum de se ver estampada em …
Já que estamos no Outubro Rosa, a nossa chef Pá preparou uma …

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online