Vitamina C com Zinco: função no organismo e dicas para tomar

Muito recomendada para quem quer fortalecer a imunidade, a vitamina C pode ficar ainda mais potente se ingerida junto com zinco. Descubra neste texto como isso acontece, quando a vitamina C com zinco deve ser tomada e qual é a melhor forma para esses suplementos. 

Para que serve a vitamina C com zinco

A principal função da vitamina C está relacionada à imunidade. No organismo, ela participa de várias funções celulares dos sistemas imunológicos inato (primeira linha de defesa do organismo) e adaptativo (que desenvolvemos após contato com agentes invasores). 

A vitamina C também atua como um potente antioxidante, neutralizando radicais livres e combatendo quadros de estresse oxidativo. Pesquisas apontam que, com as células saudáveis protegidas da oxidação excessiva, dificulta-se o aparecimento de doenças como Parkinson, catarata, senilidade, Alzheimer, degeneração muscular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e até alguns tipos de câncer.

zinco também tem papel fundamental na prevenção e enfrentamento de doenças. Ele atua na tradução, transporte e replicação do DNA das células. E isso é importante para a prevenção de doenças pelo fato de as células do sistema imune apresentarem altas taxas de proliferação. Além disso, o zinco também é importante para a fagocitose, realizada por macrófagos e neutrófilos, de células danificadas e velhas, assim como agentes estranhos e partículas inertes.

Assim, a combinação de vitamina C com zinco tem potencial para fortalecer e impulsionar o sistema imunológico como um todo.

Como escolher uma vitamina C com zinco?

O primeiro critério de escolha de uma vitamina C com zinco deve ser a dosagem. O valor recomendado para a vitamina C é de 45mg/dia para adultos. Porém, dosagens maiores podem ser ingeridas buscando reforço na imunidade e outros benefícios. Já o zinco tem a recomendação de ingestão diária mínima de 7mg/dia para adultos, mas doses maiores também podem ser necessárias, de acordo com a finalidade.

Outra questão importante a se observar em um suplemento de vitamina C com zinco é a forma como esses nutrientes são usados na composição. Quando revestida com uma camada externa, a vitamina C é protegida da acidez gástrica, sendo melhor aproveitada no intestino. O zinco, por sua vez, é melhor absorvido quando em sua forma quelada. Assim, ele é envolvido e carreado por aminoácidos, reconhecidos facilmente pelo organismo. 

Melhor horário para tomar a vitamina C com zinco

A vitamina C é um micronutriente facilmente absorvido pelo organismo nos diversos momentos do dia. O zinco, quando na versão quelada, fica protegido da interferência de outros nutrientes e pode ser consumido junto com as refeições.

Se, no entanto, a fórmula contiver zinco comum, a ingestão conjunta com outros alimentos pode interferir na sua absorção. 

Nutrientes que impulsionam os efeitos da vitamina C

Além do zinco, alguns suplementos de vitamina C incluem outros nutrientes em sua composição para impulsionar ainda mais o sistema imunológico. Entre eles estão a betaglucana de levedura e a lisina.

  • Betaglucana de levedura – Extraída da levedura da cerveja (Saccharomyces cerevisiae), a betaglucana de levedura possui efeito imunoestimulante e é capaz de aumentar a resposta do interferon, que é formado por um grupo de proteínas produzidas pelo organismo e que tem função de regulação do sistema imunológico.
  • Lisina – A lisina é um aminoácido que influencia a produção de óxido nítrico, é componente estrutural do colágeno e possui ação antiviral. Por não ser produzida pelo organismo, a lisina precisa ser obtida por meio da alimentação e/ou suplementação.

Conteúdo publicado e autorizado por Essential Nutrition.

_______________________________________________________________________

Procure a Divina Terra mais próxima e consulte a disponibilidade destes produtos.

A Divina Terra é uma rede de franquias de produtos naturais, saudáveis, suplementos, granel e muito mais. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil. O Mercado de produtos naturais é um dos que mais cresce no Brasil.

Seja você também um franqueado.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

A castanha de caju está sempre presente em lojas de produtos naturais …
Falamos muito sobre saúde durante a maturidade, mas muitas vezes não temos …
“Tá estressado? Vai surfar!” Essa afirmação, comum de se ver estampada em …

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online