Outubro Rosa: mais cor, sabor e autocuidado

Outubro é o mês em que acontece desde os anos 90 a campanha mundial sobre a prevenção do câncer de mama. O movimento tem ganhado cada vez mais força e apoio dos profissionais de saúde e de pessoas que superaram a doença e visa informar sobre os exames preventivos, cuidados e tratamentos. 

Como diz aquele antigo ditado, prevenir é melhor do que remediar

Informação confiável é sempre bem-vinda – e necessária. 

Além de seguir as orientações de exames dos especialistas, investir na qualidade nutricional dos alimentos aliado a um estilo de vida saudável, pode ajudar tanto na prevenção como para quem está em tratamento contra a doença. 

Sabemos que as dietas ricas em frutas e vegetais estão associadas à redução do risco de câncer. Essa proteção se deve às altas concentrações de bioflavonóides, que basicamente são os responsáveis por aquela coloração vibrante, sabor e aroma destes alimentos, além dos fitoquímicos e antioxidantes. 

Essas substâncias ajudam a evitar o câncer, pois são capazes de neutralizar os agentes causadores da doença, diminuindo a ação hormonal que pode estimular o crescimento de tumores. 

Na prática, quais alimentos consumir para garantir a saúde do organismo?

As nutricionistas Josi Rosa e Franciele Freitas, do Resultado em Dose Dupla, listaram algumas opções para fazer parte da sua rotina. 

Vegetais crucíferos

  • Brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, couve e folhas de mostarda. Possuem na sua composição compostos sulfurados que agem combatendo células cancerosas. Tenha sempre um destes alimentos no seu prato.

Legumes e frutas alaranjadas

  • Cenoura, abóbora, moranga, manga e mamão. São ricos em betacaroteno. Suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o câncer.

Tomate

  • É rico em licopeno, uma substância antioxidante que protege nossas células contra o câncer. O licopeno do tomate é melhor absorvido após o cozimento, portanto o molho de tomate será a melhor fonte. Inclua o molho de tomate em suas receitas.

Frutas cítricas 

  • Laranja, bergamota, kiwi, maracujá, acerola e limão. Estas frutas são ricas em vitamina C, que ajudam a combater o estresse oxidativo nas células e radicais livres, prevenindo assim o desenvolvimento de câncer. Consuma 1 porção de frutas cítricas ao dia.

Frutas vermelhas

  • Morango, amora, framboesa e mirtilo. A cor vermelha se dá devido a uma substância chamada antocianina, que também tem grande poder antioxidante, protegendo nossas células de substâncias causadoras de câncer. Uma dica é incluir essas frutas deliciosas como sobremesa.

Revisão nutricional:

  • Josiane Rosa CRN-2: 8795 / Nutricionista clínica e esportiva 
  • Franciele Freitas CRN-2: 10396 / Nutricionista especializada em nutrição plant-based 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

A equipe da Divina Terra, esteve presente na BIO BRAZIL FAIR | NATURALTECH …
O consumo de alimentos saudáveis faz a diferença para ter a vida …

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online