franquia-saudavel-loja-produtos-naturais

Como escolher a melhor barra de proteína?

Com alto valor proteico e nutritivo, a barra de proteína é aliada para uma alimentação equilibrada. Conhecida por quem busca ganhar massa muscular, ela também é uma opção prática e rápida para aquele lanchinho e, até mesmo, uma opção de sobremesa para desviar dos doces cheios de calorias vazias. Mas atenção: as barrinhas não são todas iguais! Veja as dicas para escolher a mais saudável e funcional para você.

Um pré ou pós-treino eficiente, opção saudável para aquele lanchinho e até mesmo sobremesa. Essas são algumas das propostas da barra de proteína. Fáceis de levar para qualquer ocasião, a maioria das barras fornecem em torno de 11g a 13g de proteína por porção. Isso as torna uma excelente fonte proteica para quem busca praticidade para o dia a dia.

Alternativa de lanche saudável, as barrinhas de proteína são ideais para uma alimentação prática e deliciosa a qualquer hora. Outro ponto positivo é a saciedade, visto que a proteína disponibiliza aminoácidos envolvidos na sinalização dessa sensação de estar satisfeito.

Antes de conhecer as dicas para escolher a melhor barra de proteína, saiba o que é e para quais ocasiões elas são indicadas. Acompanhe!

O que é barra de proteína?

As famosas barrinhas de proteína lembram muito as barras de chocolate ou cereal pelo tamanho, textura e sabores. Porém, a composição é bem diferente. Elas costumam ser feitas com whey protein, e algumas são enriquecidas com fibras, vitaminas e minerais. A quantidade de proteína é o grande destaque das barrinhas, que oferecem em uma pequena porção um aporte proteico importante para muitas dietas.

Quando usar barra de proteína?

Aliadas para quem deseja uma alimentação equilibrada em todos os momentos, seja na academia ou fora de casa, as barras de proteína também ajudam a evitar o consumo de alimentos altamente calóricos e de baixo valor nutricional quando bate aquela fome no intervalo das refeições, ou o desejo por doce.

O consumo das barrinhas é indicado nos momentos em que buscamos praticidade, sem deixar a dieta equilibrada de lado:

  • No meio da tarde, para saciar a fome na medida.

  • Nos lanches esporádicos da tarde ou nos intervalos de aulas e cursos.

  • Em viagens e situações em que você vai precisar de um snacks à mão.

  • Como uma opção de pré e pós-treino.

  • Uma alternativa saudável para atenuar a vontade de comer doce.

  • Aumento do aporte proteico da dieta, favorecendo o ganho de massa magra.

A diferença entre as barras de proteína

Entretanto, os nutrientes da composição de cada barra de proteína podem variar de acordo com a qualidade e proposta do produto. Por isso é importante avaliar os ingredientes contidos na barra proteica no momento da compra. São eles que definem a qualidade nutricional das barrinhas.

Substituta ou complementar? O papel da barra de proteína

Uma das dúvidas mais frequentes de quem deseja experimentar as barrinhas de proteína é exatamente como elas devem ser consumidas. Tenha em mente que a barra de proteína pode ser vista como uma aliada em refeições intermediárias, como o lanche da tarde, uma opção de snack saudável, e até para saciar aquela vontade de sobremesa, além de ser uma opção para pré e pós-treino.

Pela versatilidade e composição, pode ser uma ótima opção para quem deseja aumentar o aporte proteico da dieta, visando evitar o catabolismo (que ocorre quando o organismo utiliza a massa muscular como fonte de energia) e aumentar a massa muscular.

Como escolher a melhor barra de proteína?

Ingredientes e composição nutricional

Veja qual o tipo de proteína utilizado e a quantidade. É importante notar se o produto utiliza WPC (whey protein concentrado). Esse tipo de proteína contém quantidades maiores de carboidratos e gorduras, e pode conter caseína, que é um nutriente potencialmente alergênico. 

Por isso, prefira aquelas feitas apenas com WPI (whey protein isolado), pois apresenta um perfil nutricional com melhor qualidade.

Para quem prefere proteínas que não sejam de origem animal, há barrinhas feitas com proteínas vegetais. Vale destacar aquelas feitas com blend de proteínas de diferentes fontes, como a proteína da amêndoa, da ervilha e do arroz, que compõem um rico perfil de aminoácidos.

Atenção ao açúcar e ingredientes artificiais

É importante ainda observar se há ingredientes como açúcar, aromas e conservantes artificiais. Isso porque esses não agregam nutricionalmente e devem estar de fora da composição das barras de proteína de maior qualidade nutricional. 

Sabor

Escolha uma barra de proteína que tenha ingredientes naturais para dar sabor. Opções com puro cacau, frutas vermelhas com chocolate branco, além de serem deliciosas, enriquecem a composição da barrinha pelas propriedades benéficas desses ingredientes.

Tamanho

Para um lanche rápido, prático e fácil de levar para qualquer ocasião, as versões de barras de proteína de 50g são ótimas escolhas. As opções que entregam em torno de 11g a 13g de proteínas e menos de 200 kcal por porção podem se encaixar perfeitamente em diferentes dietas, como a Radiance Joy.

Artigo criado e publicado por Essential Nutrition


Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

O Imunne + Essential Guard da Pura Vida possui nutrientes que trabalham …
Receita rápida e super gostosa da Chef Paloma, Perfeita para te incentivar a manter …
Os novos produtos da linha esportiva Vitafor promovem o máximo desempenho para praticantes de atividade física

Seja um Franqueado Divina Terra

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online