Alimentos ricos em colágeno: a chave para uma pele linda

Você já ouviu falar de colágeno? É um tipo de proteína presente na pele, ossos, ligamentos, cartilagens e tendões. Recentemente, ouvimos falar muito dele, pois vários estudos mostram que ele traz muitos benefícios, incluindo: fornece resistência e elasticidade à pele e articulações, age como uma “cola” de tecidos, ossos e pele, ajuda a perder peso porque acelera o metabolismo e prolonga a sensação de saciedade, reduz a celulite, promove uma boa saúde do fígado, melhora a aparência da pele, cabelos e unhas, ajuda a cuidar dos dentes e gengivas, melhora a circulação  e ajuda a controlar a ansiedade e dormir melhor.

Para tirar proveito das múltiplas propriedades do colágeno, é melhor consumi-lo através de alimentos ricos em proteínas, em vez de comprar suplementos que custam muito dinheiro (e que nem sempre são muito eficazes). Portanto, fizemos uma lista dos alimentos mais ricos em colágeno, para que você possa integrá-los à sua dieta diária.  Anote!

#1 Grãos e sementes de todo tipo

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

#2 Aveia

A aveia é rica em silício, um mineral que que promove a rigidez celular, ela age sobre tendões, cartilagens, músculos e articulações aliviando dores e outros problemas causados pela baixa produção ou pouca quantidade de colágeno existente no organismo.

#3 Salmão

Para que a síntese de colágeno ocorra, certas proteínas devem ser ativadas. O zinco, presente em abundância no salmão, realiza essa ação de maneira excelente. Além disso, os ácidos graxos contidos neste peixe nutrem a pele e a preservam ao longo do tempo. Mais um motivo para comer salmão.

#4 Alho

O alho é famoso por seus efeitos anti-inflamatórios, mas menos conhecido por seu teor de enxofre. Na verdade, este elemento químico promove muito a produção de colágeno e protege a pele do envelhecimento prematuro.

#5 Caldos com ossos

Rico em colágeno, o caldo ósseo também é muito saudável. Observe que o alimento naturalmente rico em colágeno é o caldo de carne feito com os ossos da medula e, ainda melhor, os pés de galinha que ainda tem a pele para fornecer mais colágeno.

#6 Oleaginosas

Avelãs, amêndoas, nozes, castanhas, entre outras, elas contêm as gorduras boas, necessárias para combater os radicais livres a fim de preservar as células da pele.

#7 Cenoura

Graças ao alto teor de vitamina A, as cenouras aumentam a produção de colágeno e retardam sua degradação.

#8 Azeite

O azeite de oliva, principalmente o extra virgem, é muito rico em antioxidantes e vitamina E, que previne o envelhecimento e proporciona a produção de colágeno da pele 

#9 Abacate

O abacate é um poderoso antioxidante e rico em vitamina E, que previne com eficácia a perda de colágeno que se experimenta a partir de certa idade.

#10 Carnes

Fonte de aminoácidos, principalmente glicina e prolina, dois aminoácidos que fazem parte da arquitetura das fibras. Melhores: boi, frango, porco e peru.

#11 Alface

Pouco calórica, ela é fonte de vitaminas como vitamina A, B, C, K e minerais como  ferro, potássio, cálcio, Magnésio e Fósforo. A alface contém antioxidantes que mantém a pele macia e radiante, protegendo-a dos radicais livres, eles também previnem rugas, sinais precoces de envelhecimento e mudanças na pigmentação. 

#12 Espinafre

Por ser rico em vitamina C, ele estimula a produção de colágeno na pele.

#13 Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contêm um poderoso antioxidante chamado licopeno. Este último aumenta a capacidade do corpo de secretar colágeno. Morangos, framboesas, mirtilos, amoras e outros devem ser consumidos sem moderação.

#14 Couve-flor

Rica em  vitamina C, ela tem ação antioxidante, que auxilia na formação de colágeno, primordial para a elasticidade da pele.

#15 Brócolis

Rico em vitamina C e enxofre, além de que todos os vegetais verde escuros são muito ricos em clorofila e ela aumenta o pró-colágeno da pele, além de combater radicais livres e proteger a pele dos raios UV.

#16 Melão

Muio rico em vitamina A, consequentemente, em bata-caroteno e retinol.

#17 Kiwi

O kiwi é uma fruta famosa por seu conteúdo de vitamina C. Na verdade, ele aumentará muito a produção da proteína anti-envelhecimento. Além disso, contém vitaminas A e E, importantes para manter a pele jovem e firme.

#18 Leite

Os ácidos vivos presentes no leite e nos produtos lácteos em geral aumentam a regeneração do colágeno no corpo. Portanto, é importante para a saúde de sua pele consumir leite, iogurte e queijo.

#19 Cítricos

As frutas cítricas são ricas em vitamina C que potencializa a absorção de colágeno pelo corpo. Elas também são ricas em flavonoides, um antioxidante, deixando sua pele mais jovem.

#20 Tomate

O tomate é um dos alimentos mais ricos em licopeno, um poderoso antioxidante que vai potencializar a ação de enzimas que combatem radicais livres, evitando o envelhecimento celular.

#21 Gelatina

A gelatina é um dos alimentos ricos em colágeno por si só, seu consumo adiciona colágeno ao corpo, diferente de outros alimentos que favorecem sua produção. Ela estaria na lista dos essenciais!

#22 Pimentões

Como outros alimentos citados, os pimentões são ricos em vitamina C, beta-caroteno e retinol A.

#23 Melancia

A melancia é rica em vitamina C que ajuda o organismo a produzir colágeno, a proteína que buscamos para manter a flexibilidade da pele, evitando o envelhecimento precoce. Além de ser rica em licopeno, um poderoso antioxidante.

#24 Papaia

Como a manga, o mamão é rico em vitamina C e beta-caroteno que é perfeito para ajudar sua pele! Um suco de laranja + mamão + cenoura todo dia vai deixar sua pele deslumbrante!

#25 Cebola

As cebolas são ricas em vitamina C e enxofre, com outros alimentos já citados, estes elementos são essenciais para uma linda pele!

#26 Iogurte

Como o leite, todos os produtos lácteos são ótimos para a pele, eles são ricos em aminoácidos envolvidos na formação de colágeno, em particular prolina, lisina.

#27 Ovos

Baixos em calorias e muito nutritivos, os ovos são conhecidos por seu alto teor de proteínas. Além disso, os aminoácidos encontrados em muitos ovos são convertidos no corpo em colágeno.

#28 Mangas

As mangas são frutas ricas em Vitamina C, vitamina A, beta-caroteno e retinol A, todos muito importantes para uma pele linda e saudável.

#29 Couve de bruxelas

Uma carência de vitaminas e minerais reduz a produção de colágeno no organismo, a couve de Bruxelas é rica em vitamina C e enxofre.

#30 Abacaxi

Uma fruta rica em vitamina C que é antioxidante e vai ajudar na regeneração e manutenção de uma pele firme!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

O Grão de Bico é uma leguminosa fonte de proteínas vegetais e rico em Triptofano, um aminoácido que “ajuda” nosso organismo a liberar Serotonia, o hormônio do bem-estar e do prazer.
O Imunne + Essential Guard da Pura Vida possui nutrientes que trabalham …
Cada receita desenvolvida com nossas barrinhas prova que você não precisa abrir …

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online