Ômega 3 e desenvolvimento cerebral das crianças

Um dos papéis mais importantes da suplementação do ômega 3 para crianças, sem sombra de dúvidas, refere-se a seu papel no desenvolvimento cerebral. O ácido araquidônico (AA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), são essenciais para o crescimento cerebral e desenvolvimento cognitivo, sendo que também acumulam-se rapidamente no cérebro e na retina durante os estágios posteriores da gestação e no início da vida pós-natal.

Durante a gravidez, AA e DHA são transportados através da placenta para o sangue venoso fetal, assim a nutrição na gravidez tem uma influência significativa no desenvolvimento fetal. Desse modo, os principais efeitos de níveis mais elevados de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 durante a gravidez estão associados ao desenvolvimento de tecidos cerebrais e nervosos durante o período de acreção intrauterina.

Também, existem alguns achados muito interessantes na literatura. Tais resultados indicam o desempenho inferior das crianças em testes de QI verbal e de desempenho aos 8 anos, além de problemas comportamentais aos 7 anos e pontuações mais baixas nos testes de desenvolvimento inicial avaliando habilidades motoras finas, habilidades sociais e habilidades de comunicação, nas crianças com mães que consumiram poucos frutos do mar durante a gravidez.

Resultados semelhantes foram observados em um estudo randomizado e duplo-cego realizado em mulheres que foram suplementadas com óleo de fígado de bacalhau ou placebo durante a gravidez e lactação. As crianças nascidas de mães suplementadas com óleo de fígado de bacalhau tiveram uma vantagem de 4% nos resultados do estudo. Portanto, a suplementação de ômega 3 ao desenvolvimento cerebral parece ser uma estratégia nutricional muito interessante.

Conteúdo publicado e autorizado por Equaliv.

_______________________________________________________________________

Procure a Divina Terra mais próxima e consulte a disponibilidade destes produtos.

A Divina Terra é uma rede de franquias de produtos naturais, saudáveis, suplementos, granel e muito mais. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil. O Mercado de produtos naturais é um dos que mais cresce no Brasil.

Seja você também um franqueado.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

Muito recomendada para quem quer fortalecer a imunidade, a vitamina C pode …
Fazer dieta pode ser uma coisa complicada, mesmo quando estamos firmes no …
Receita rápida e super gostosa da Chef Paloma, Perfeita para te incentivar a manter …

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online