Jantar e lanches: perca o medo de comer à noite e aprenda estratégias nutricionais com uma especialista

Um dos maiores mitos da alimentação saudável é o que diz que comer à noite faz mal ou engorda. Para que essa crença caia por terra, convidamos a nutricionista Thaisa Leal para esclarecer dúvidas sobre o jantar e a ceia, e assim mostramos juntos o caminho para se alimentar no período noturno sem medo.

Fique com a gente até o final e nunca mais sinta medo de se alimentar à noite! 

O que comer à noite para emagrecer? 

“O que engorda é o que você come o dia todo”, explica Thaisa. A nutricionista também explica que não existem alimentos proibidos, no entanto, é preciso ter consciência sobre o que se coloca no prato durante o dia todo. 

A única indicação é evitar alimentos muito gordurosos e pesados no período noturno, como explicaremos melhor nos próximos tópicos. Porém, isso não significa ficar em jejum ou cortar o carboidrato após as 18h, conforme orienta Thaisa Leal. 

“É até interessante diminuir um pouco a quantidade de comida à noite, pois o ritmo metabólico fica mais lento, mas essa não é uma orientação que vale para todos. O tão perseguido carboidrato é sim incluído na dieta de alguns no período noturno”, explica. 

Comer à noite é até necessário para algumas pessoas, afirma nutricionista

Quem faz atividade física à noite, treina cedo intensamente ou está às vésperas de uma prova tem recomendação de comer à noite, inclusive carboidratos –  isso porque essas pessoas precisam de energia para o período da noite ou matutino, quando se exercitam. No caso de provas de corrida, bicicleta ou qualquer outro esporte, também é preciso comer bem à noite. 

“Jantar ou ceia podem ser recomendados para outros perfis, pois existem algumas estratégias nutricionais que incluem refeições noturnas. Dessa forma, temos que lembrar que alimentação é algo muito individual e precisamos analisar caso a caso: a genética, objetivo para o momento e muitos outros fatores”, afirma Thaisa Leal. 

Comer à noite faz mal? 

“Depende do que você coloca no prato. Como já citamos, o ideal é evitar alimentos gordurosos e pesados. O corpo fica em estado de alerta se os ingerimos, e continua a produzir hormônios que deveriam ter cessado a atividade, além de que a pressão arterial não diminui, como seria e é natural.”  

Sono 

De acordo com Thaisa, uma alimentação pesada à noite pode prejudicar o sono, principalmente. Os motivos estão no tópico anterior (sobre o estado de alerta do corpo). É por isso que muitas pessoas alegam ter até pesadelos quando passam do ideal na refeição noturna. 

Thaisa também explica que dormir com fome não é interessante, então, o segredo está em fazer escolhas inteligentes. 

Pesadelos 

Comer em exagero à noite pode causar até pesadelos em muita gente, isso porque a energia que o corpo precisa para digerir os alimentos é mais alta, o que acelera o metabolismo, e o estado de alerta do organismo dificulta a entrar nas fases mais profundas do sono, ficamos agitados e não descansamos direito. 

Problemas de estômago – gastrite e refluxo

Existe uma ideia de que comer à noite piora os sintomas de quem tem gastrite ou refluxo. A verdade, segundo Thaisa, está nos alimentos que a pessoa come em todos os momentos do dia. A profissional da saúde orienta que essas pessoas fracionem mais as refeições e evitem excesso de líquido. À noite, a recomendação geral é a mesma para todos: evitar alimentos pesados. 

Como se alimentar à noite? 

Você ainda tem dúvidas do que comer antes de dormir? No vídeo abaixo, a nutricionista dá dicas de cinco receitas excelentes para a ceia. Assista e aprenda de forma prática!https://www.youtube.com/watch?v=IGLVUvSGNHA

Tenha estratégias para você

Nós buscamos trazer informações para dar a você um norte para sua vida saudável. Fazemos tudo com muita responsabilidade, mas é preciso lembrar que as dicas não substituem uma orientação nutricional personalizada; por isso, consulte sempre um especialista da área para te ajudar.

Nos próximos tópicos, buscamos derrubar o mito de que comer à noite engorda ou faz mal, e também queremos te ajudar a mudar alguns comportamentos prejudiciais na rotina alimentar. 

Aumentar ingestão calórica 

Relembrando, quem tem uma noite mais ativa precisa comer bem. Ao contrário da recomendação geral, é necessário energia para treinar, e a mesma orientação é válida para quem treina cedinho ou quem tem alguma prova esportiva. 

A dica de evitar alimentos gordurosos e pesados continua para quem tem esse perfil. 

Quando diminuir 

Se suas noites são dedicadas a atividades mais tranquilas, de relaxamento, pode investir em alimentos mais leves nesse período. Assim, sua alimentação entra em sintonia com o ritmo do organismo. 

Não pule o café da tarde 

“É muito comum as pessoas não tomarem café da tarde. Dessa forma, muitas delas chegam até a noite com bastante fome. Esse hábito traz a tendência de comer excessivamente, inclusive alimentos pesados, não recomendados para o período noturno”, explica Thaisa. 

Se você está a todo vapor no trabalho à tarde, uma boa opção é comer uma barrinha BOLD. Dessa forma, você não precisa sair para comer nem preparar nada, e mesmo na correria consegue se alimentar bem. 

BOLD: refeição completa 

Com proteína, carboidratos, fibra e gorduras em equilíbrio, a BOLD é uma boa alternativa para se alimentar à noite. Se você não tem tanto tempo no período noturno ou fica muito cansado para preparar algo, considere consumir uma barrinha nossa. 

Você pode comprar na loja on-line e garantir que estará sempre com uma opção saudável e gostosa ao alcance! Compre já: https://www.boldsnacks.com.br/collections/produtos  

Conteúdo publicado e autorizado por Bold.

_______________________________________________________________________

Procure a Divina Terra mais próxima e consulte a disponibilidade destes produtos.

A Divina Terra é uma rede de franquias de produtos naturais, saudáveis, suplementos, granel e muito mais. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil. O Mercado de produtos naturais é um dos que mais cresce no Brasil.

Seja você também um franqueado.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

Você já se pegou imaginando se o seu treino pode estar sendo …
Hoje viemos falar sobre um assunto que muitas vezes deixam nossos clientes na dúvida: afinal os produtos das cafeterias Divina Terra possuem glúten ou não?
O cenário é animador. Com a evolução da tecnologia e da ciência, …

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online